segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sobre um desejo que tenho...

... e que dizem ser loucura. Lembrei-me de um excerto de um dos meus livros de sempre:


“Loucura?! Mas afinal o que vem a ser a loucura?Um enigma…Por isso mesmo é que às pessoas enigmáticas, incompreensíveis, se dá o nome de “loucos”.Que a loucura, no fundo, é como tantas outras, uma questão de maioria.A vida é uma convenção: isto é vermelho, aquilo é branco, unicamente porque se determinou chamar à cor disto vermelho e à cor daquilo branco.É a gente de juízo…Pelo contrário, um reduzido número de indivíduos vê objectos com outros olhos, chama-lhes outros nomes, pensa de maneira diferente, encara a vida de modo diverso. Como estão em minoria…são doidos.Se um dia porém a sorte os favorecesse os loucos, se o seu número fosse o superior e o género da sua loucura idêntico, eles é que passariam a ser ajuizados: Na terra dos cegos, quem tem um olho é rei, diz o adágio: na terra dos doidos , quem tem juízo é doido, concluo eu.O meu amigo não pensava como toda a gente…Eu não o compreendia: chamava-lhe doido…Eis Tudo."


Mário de Sá Carneiro, In "Loucura"



1 comentário: